quarta-feira, 9 de julho de 2008

Proposta de aula

Trabalhar a prevenção ás drogas na Escola
Trabalhar a prevenção ás drogas na Escola

Trabalhar a questão das drogas na Educação a nível de ensino fundamental e médio, pensamos que deva ser de formas especificas e direcionadas. Quando abordamos drogas, este tema é muito amplo, pode abrir leques para varias interpretações ou mesmo varias brechas para questionamentos contraditórios.

Uma das abordagens para se trabalhar na escola tal assunto é propiciar ao estudante adolescente, jovens de ensino médio aprender a relacionar consigo mesmo; aprender resolver seus conflitos internos; criar perspectivas de vida saudável; incentivá-lo correr atrás de seus projetos motivando-o.

Cabe a escola orientar, abrir espaços dando meios para que o adolescente, o jovem procure lapidar-se e assim ter condições de atingir seus objetivos dentro de seus limites.

Uma sociedade é construída e avaliada pela Educação. Pessoa as quais recebem uma Educação de qualidade certamente terá mais senso critico da vida, atingindo sem duvida um patamar muito mais elevado de conceito, de valores éticos, morais espirituais e de cidadania.

Segundo esta linha de raciocino, o trabalho antidrogas deve ser continuo e sua abordagem não necessariamente deve centralizar sobre ela especificamente, mas oferecer e proporcionar alternativas de qualidade de vida – dentro desta qualidade de vida o aprender a lidar consigo mesmo – e a busca de ideais.

Algo fundamental que seja necessário também é proporcionar aos adolescentes, jovens a conhecerem seus limites sejam eles em quais forem – emocionais, físicos, financeiros – e ao mesmo tempo passo a passo supera-los para assim conviver com todas as características individuais. Proporcionar também aprender a enfrentar e superar os fracassos, as limitações.

A Educação deve quebrar as barreiras do ensino, deve ser uma fonte de conhecimentos intelectuais mas ao mesmo tempo uma fonte do desenvolvimento da individuação social de cada ser humano.

A partir do momento que o tema droga passar a ser trabalhado com muita eficácia, englobada diretamente ou indiretamente em todas as disciplinas curriculares, ser inserido psicologicamente de cada estudante, automaticamente, estará incutido na formação da própria personalidade do homem como algo prejudicial e os mecanismos para superar a busca.

Todos os meios usados para que se faça a prevenção às drogas são de fundamental importância, o que deve ocorrer é uma sintonia entre estes meios. Pouco resolve uma vez a cada seis meses convidar palestristas se um trabalho preventivo resumir apenas nestas palestras como meio preventivo nas escolas. Este tipo de prevenção é apenas uma vertente.

Da mesma forma é de grande importância o trabalho que o PROERD faz, promovendo curso nas escolas, mas é importante frisar que este curso se realiza apenas nas quartas e agora iniciando nas 6ª series também. Da mesma forma este curso realizado pelo PROERD é uma vertente. É importante que haja um cronograma de tais projetos numa grade curricular fechando um ciclo anual que venha somar à outros projetos e não te-los como linhas mestras apenas para trabalhar a prevenção.

É importante ter claro que a questão do uso de drogas é uma questão existencial, isto é, está inserido dentro do ser humano, pois ela (droga) de certa forma faz com que a pessoa tenha prazer, externe a sombra. Certamente, discursos contrários não atingem o jovem, então fundamental seja que proporcione este mesmo prazer através de atividades sadias ou mesmo ajudar dando subsídios para que as pessoas aprendam a lidar com suas sombras.


Sugestões de temas a serem trabalhados com alunos:

1. Contexto Sócio-Histórico e Cultural
a) Fase de iniciação e expansão;
b) Fase de pico;
c) Fase de declínio;
d) Fase de persistência.
2. Conceituação de Termos
a. Freqüência de consumo (uso na vida) de várias substâncias psicoativas em amostras de estudantes de 1º e 2º Graus em dez capitais brasileiras (1987 - 1989 - 2008)
b. Uso injetável de Drogas e a Disseminação de HIV/AIDS:

Dicas de atividades para trabalhar com alunos;

* Explanação do tema (entrega de resumo e uso de material no power point)

* Palestra;

* Elaborar um plano de ação com os alunos visando o combate ao uso das drogas.

* Confecção de cartazes;

* Promover um seminário para uma melhor explanação do tema abordado.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.

http://www.ataide.recantodasletras.com.br acesso: 05/07/08


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